O gaúcho Andrey Xavier e a carioca Valentina Bosselmann são bicampeões do Amador de Golfe do Brasil. Ambos conquistaram o segundo triunfo na 92ª edição, de 26 a 29 de julho, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro.
Vitorioso pela segunda vez de forma ininterrupta, Andrey Xavier faturou o título com 288 tacadas. O representante do Clube de Brasília realizou voltas de 69, 70, 73 e 76 tacadas, seguido de perto por dois competidores: o paulistano Guilherme Grinberg e o paraguaio Benjamin Lopez, empatados com 289 tacadas. Grinberg ainda igualou a melhor volta do torneio na final: 68 tacadas, 3 abaixo do par.
Vencedora do Amador do Brasil de 2021 e deste ano, Valentina Bosselmann sobrou na turma com voltas de 69, 69, 71 e 78. A jogadora do Itanhangá terminou com 287 tacadas, contra 295 tacadas da argentina Maria Cabanillas, que ficou no 2° lugar com parciais de 69, 74, 75 e 77 tacadas.
Pela primeira vez em 92 anos, o mais importante torneio amador do País teve transmissão ao vivo na final, durante 6 horas, através do YouTube e do site do Comitê Olímpico do Brasil.
O 92º Campeonato Amador do Brasil foi organizado pela Confederação Brasileira de Golfe. Ao longo da realização, a entidade contou com o apoio do Campo Olímpico de Golfe, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro e do Comitê Olímpico do Brasil.
Foto & Texto: Fábio Vicente | Golfe em Foco.